teste disc para times de vendas

Quando falamos de testes de perfil, quase sempre esbarramos com o tema do teste DISC.

Quem trabalha com vendas possui, dependendo da empresa, uma rotatividade alta ou dificuldade na hora de contratar os perfis ideias para formar seus times de vendas e pré-vendas.

Com o objetivo de diminuir esse problema – afinal erradicá-lo seria impossível – foi adotado no mundo corporativo o teste DISC e muitos outros testes de perfil para nos dar suporte em nossas equipes.

Por meio desse teste é possível:

Mas fique ligado: até o final do texto, vamos mostrar como criamos uma incrível plataforma que faz um mapeamento completo do time de vendas, indo muito além do teste DISC, que também está incluído na plataforma.

Com o uso da Drivops você poderá mapear de uma nova maneira os perfis e características dominantes em seus times de vendas, criando um verdadeiro banco de dados cheio de insights valiosos para o futuro da empresa.

Antes de explicar como nossa plataforma funciona, começaremos pelo básico:

O que é e para que serve o teste DISC?

O teste DISC é muito utilizado por recrutadores e empresas para descobrirem e entenderem sobre o perfil comportamental de candidatos e funcionários para uma determinada área do negócio.

Com base na análise DISC – que traduzido do inglês temos as iniciais de domínio, influência, estabilidade e conformidade podemos descobrir os pontos fortes de uma pessoa quanto a sua carreira e vocação, além de permitir um melhor autoconhecimento do indivíduo que o realiza.

Graças ao teste de perfil DISC podemos entender quais emoções, atitudes e hábitos são predominantes em um indivíduo, e com isso traçar um perfil de acordo com nossos times de vendas e de diversas áreas de um negócio.

Além de promover o autoconhecimento, o questionário DISC permite uma análise rápida e precisa de perfis, sendo bastante utilizado por empresas em momentos como recrutamento e seleção, avaliação periódica, mudança de função/departamento e até em casos de demissão (quando uma pessoa é selecionada em prol de outra).

Como o teste de perfil DISC ajuda as áreas de vendas a crescerem?

Esse teste ajuda a entender as personalidades de vendas presentes em uma empresa, mas contribui muito para criar um processo de contratação mais forte, como por exemplo, dar ênfase em pessoas com o D e o I em maior evidência.

Esse simples detalhe diminui a rotatividade interna e frustração com a criação de times de vendas, o que é um grande empecilho na hora de bater metas, uma vez que existe um tempo de rampagem e adaptação de novos vendedores em qualquer tipo de negócio.

Há diversas formas de implementar ou criar o teste em uma empresa. 

Algumas plataformas de RH e contratação até mesmo incluem o teste no processo de inscrição de candidatos. No caso das empresas, elas podem criar questionários ou contratar empresas que realizam testes e procedimentos de treinamento corporativo.

Fonte

Nota: não vamos dizer quais perfis são melhores para área de vendas, pois cada empresa e especialista pode ter uma opinião ou observação diferente, não havendo um consenso. 

Quando se trata de equipes de vendas, por que o DISC é incompleto?

Existem diversos outros possíveis testes de Assessment hoje no mundo, mas com certeza um dos mais utilizados é o DISC, pelo fato de abranger mais perfis e ter se tornado uma abordagem padronizada e reconhecida em todo o mundo.

Porém, não basta mostrar quais são os pontos fortes e perfis mais fracos em cada indivíduo, uma vez que isso pode ser redundante ou insuficiente para tomar decisões – seja uma movimentação interna de times ou até mesmo a definição do perfil alvo que você vai começar a focar em reter em sua empresa.

Pensando nessa falha real do sistema de avaliação e de estudo de perfis que existe hoje nas empresas, nossa empresa criou algo novo e do zero.

Usando a Drivops para mapear seu time de vendas

Aqui está a nossa proposta inovadora !

Normalmente as empresas devem escolher uma entre várias possibilidades de testes, e quando querem usar mais de um, devem configurar ou fundir os resultados de diversos testes diferentes.

Com a Drivops isso não precisa mais ser feito, uma vez que a ferramenta aplica simultaneamente vários tipos de testes para conseguir extrair todas informações necessárias para entender quem são os vendedores de uma empresa.

Além do teste Disc, a plataforma utiliza os ensinamentos do livro Challenger Sales para criar esses perfis, que é uma metodologia que demonstra quem é, por exemplo, um vendedor “lobo solitário” ou o perfil desafiador, que é considerado o perfil top performer segundo o livro.

Outra dimensão complementar em nosso teste são os perfis de atitudes, originais do livro Sales Acceleration Formula.

Para saber mais sobre nossa plataforma, é só clicar abaixo, e você poderá começar a entender melhor quem são seus vendedores e quais suas características comportamentais.